APCE Promove Workshop sobre a importância da Logística no Setor de Defesa e Segurança
Na sede da APCE Associação Brasileira de Produtos Controlados, na cidade de São Paulo, foi realizado mais um Workshop sobre o ecossistema que envolve o
Existem diversos produtos químicos controlados, e diversas instituições responsáveis por este controle, como é o caso do Exército Brasileiro e Polícia Federal. Os esforços da APCE são concentrados nos produtos químicos controlados pelo Exército Brasileiro, em especial o Nitrato de Amônio.
Esta escolha se deve, pelo alto poder de destruição que este produto possui, caso não tenha seu manuseio, transporte e armazenamentos adequados, e pelo interesse pleno do crime organizado e terroristas pela facilidade de transformá-lo em produto explosivo, com alto grau de periculosidade, óbito e destruição.
Além destas escolhas mencionadas, é um produto de extrema relevância para o PIB Nacional, pois é utilizado em larga escala no setor agro, hospitalar, infraestrutura, mineração, produção de agregados etc.
Na sede da APCE Associação Brasileira de Produtos Controlados, na cidade de São Paulo, foi realizado mais um Workshop sobre o ecossistema que envolve o
A APCE, vem demonstrando grande capacidade em angariar para seu núcleo, relevantes nomes do mercado para compor sua Diretoria, além das diversas e significativas parcerias,
Política de Privacidade
INFORMAÇÕES EM DESTAQUE:
O nitrato de amônio, uma substância química usada como fertilizante e em explosivos, é um sal formado pelos íons amônio (NH4+) e nitrato (NO3-), que tem fórmula molecular NH4NO3 e aparência de um sólido branco.
Ele é muito reativo e oxidante, podendo se decompor em altas temperaturas e liberar grandes volumes de gases, causando impactos explosivos.
O Nitrato de Amônio é usado na agricultura como fonte de nitrogênio para as plantas, mas também na fabricação de dinamites, ANFO (nitrato de amônio e óleo combustível) e outros explosivos. Ele pode apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente se não for armazenado e manuseado adequadamente. Ele pode causar irritação nos olhos, na pele e nas vias respiratórias, além de ser tóxico se ingerido. Ele também pode contaminar o solo e a água com nitratos. Ele pode ainda reagir com outras substâncias inflamáveis ou corrosivas, gerando calor, fogo ou explosão. Por isso, ele deve ser mantido em locais frescos, secos e ventilados, longe de fontes de ignição e de materiais incompatíveis. Ele também deve ser transportado com cuidado e rotulado como material perigoso.
Alguns acidentes graves envolvendo o nitrato de amônio já ocorreram ao longo da história, como a explosão de Texas City em 1947, a explosão de Beirute em 2020 e a explosão de Tianjin em 2015.
Explosivos | Portaria COLOG | PORTARIA Nº 147 – COLOG, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019. |
Considerado como um bom fertilizante nitrogenado para a nutrição das plantas, o nitrato de amônio é usado em diversas cultura. Devido ao seu baixo risco, é vendido livremente em lojas do setor agropecuário, principalmente como fertilizante simples ou em formulações, que apresentam ainda menor risco.
Os nitratos são pouco reativos. São utilizados na fabricação de fertilizantes, conservantes de alimentos e explosivos. São vasodilatadores, sendo essenciais no combate ao câncer, diabetes, doenças cardíacas e disfunção erétil.
Idealmente, o nitrato de amônio deve ser armazenado em big bags ao invés de pilhas a granel, o que reduz o risco de contaminação, e torna o material menos propenso a absorver água com o tempo.
Em caso de ignição inicial forte, o nitrato de amônio se decompõe imediatamente em água, nitrogênio e oxigênio, o que explica sua violenta força explosiva.
Mais de 34 anos de experiência na produção de produtos químicos da cadeia NPK, destacando-se o Nitrato de Amônio, Ácido Nítrico e Amônia Anidra.
Especialista em combate a emergência com esses produtos, tendo atuado em acidentes de grandes proporções. É atualmente, Consultor Sênior da ABPEX – Associação Brasileira para Prevenção de Explosões.
Palestrante em centenas de treinamentos, em vários Estados brasileiros, atendendo as mais diversas Empresas, Entidades de Classe, Corpo de Bombeiros, Órgãos Ambientais e etc…
Responsável pela implementação de projetos de qualificação à Norma ISO 9001 e 14001, e do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos),
Conhecimento em método de identificação de perdas, análise e solução de problemas e tomadas de decisão.