Câmara de Proteção Balística

De forma simplificada, os materiais balísticos são aqueles que apresentam propriedades capazes de absorver a energia cinética de um projetil disparado por arma de fogo.

Os coletes balísticos, é um exemplo de proteção balística e fazem parte do equipamento de proteção individual (EPI), evitando a exposição de pontos vitais do corpo em situações de risco. Outros exemplos são os capacetes e escudos balísticos.

Diretoria Responsável

Diretor Presidente da Câmara de Proteção Balística

Projetos em
Andamento

A APCE visando uma melhor estratégia para abarcar todos os PCE e suas diferentes demandas, decidiu trabalhar com Câmaras Setoriais e com as demandas pré-definidas, alinhadas com as necessidades da DFPC, SENASP, Indústrias e Sociedade.

A nova Diretoria da APCE, empossada para o próximo triênio (2023-2026), definiu as demandas em que estarão imbuídos neste período.

Notícias Relacionadas

INFORMAÇÕES EM DESTAQUE:

Ao adquirir um colete, certifique-se de que é um produto homologado pelo Exército Brasileiro. É a sua garantia que este produto passou por inúmeros testes de resistência e performance. Todos os fabricantes de equipamentos balísticos são obrigados a fornecer uma cópia do certificado atualizado.

PORTARIA Nº 281, DE 21 DE MAIO DE 2021
Art. 1º Esta Portaria aprova a Norma Técnica atinente a Coletes de Proteção Balística de emprego na Segurança Pública (NT-SENASP nº 003/2021 – Coletes de Proteção Balística de emprego na Segurança Pública).

Proteção balística Portaria COLOG Portaria n° 18-D Log, de 19 Dez 2006. Aprova as Normas Reguladoras da Avaliação Técnica, Fabricação, Aquisição, Importação e Destruição de Coletes à Prova de Balas e dá providências. Link
Proteção balística Portaria COLOG PORTARIA Nº 94 – COLOG, DE 16 DE AGOSTO DE 2019. Dispõe sobre atividades com veículos automotores blindados, blindagens balísticas e Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas. Link
Avaliação Técnica de PCE Portaria EME PORTARIA Nº 189-EME, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 Aprova as Normas Reguladoras dos Processos de Avaliação de Produtos Controlados pelo Exército (EB20-N-04.003), 1ª Edição, 2020 Link
Avaliação Técnica de PCE Portaria EME PORTARIA Nº 838-EME, DE 19 DE AGOSTO DE 2022 Altera a Portaria nº 189 – EME, de 18 de agosto de 2020. Link

Dúvidas frequentes

Normalmente são feitos de Kevlar, uma fibra de aramida, material sintético semelhante ao náilon, leve e flexível mas cinco vezes mais resistente que o aço.

Os coletes balísticos possuem um tempo de vida útil superior a cinco anos, sendo que as fibras de coletes com até quinze anos mantiveram propriedades semelhantes a fibras novas.

Quanto ao GRAU DE RESTRIÇÃO, os coletes à prova de balas são classificados em: coletes de uso permitido: os que possuem níveis de proteção I, II-A, II e III-A; e •coletes de uso restrito: os que possuem níveis de proteção III e IV.

O colete balístico possui prazo de validade, e portanto, conclui-se que passado este prazo, a proteção restará comprometida. E se não está mais adequado para o uso, deve ser descartado

ANTÔNIO CARLOS BERTAGNOLLI

Diretor Presidente da Câmara de Proteção Balística

Vasta experiência com Produtos Controlados junto ao Exército Brasileiro, destacando atividades de desenvolvimento, homologações, registros, fabricação, comercialização, em materiais como Coletes à Prova de Balas, Blindagem Veicular, Capacetes, Escudos.

Sendo coordenador de licitações em uma grande empresa na área de defesa e segurança, se tornou especialista em Gestão de vendas governamentais, Desenvolvimento de novos produtos, Gestão de Qualidade e Projetos.

Hoje, Diretor da TAMTEX, empresa especializada em Atividades ligadas a Gestão Empresarial no desenvolvimento de novos produtos voltados a Área de Proteção Balística (Coletes à Prova de Balas, Blindagem Veicular opaca e transparente, Escudos Balísticos, Capacetes Balísticos, Uniformes Especiais, entre outros).