Câmara de Legislações

Os Produtos Controlados pelo Exército (PCE), nos termos do Anexo I do Regulamento de Produtos Controlados , aprovado pelo Decreto nº 10.030, de 30 de setembro de 2019, compreendem aqueles que, em razão de seu potencial destrutivo, de suas propriedades capazes de causar danos a pessoas ou ao patrimônio, ou, ainda, por representarem risco à incolumidade pública ou serem de interesse militar, estão sujeitos a controle estatal específico. A regulamentação e fiscalização desses produtos são de competência do Exército Brasileiro, enquanto autoridade administrativa competente, exigindo, portanto, um arcabouço normativo robusto e tecnicamente estruturado.

A lista de PCE é extensa e complexa, sendo frequentemente necessário interpretar, de forma conjugada, diversas normas infralegais, tais como Portarias, Instruções Técnicas Administrativas (ITAs) e outros atos normativos correlatos. Essa multiplicidade normativa pode ocasionar dificuldades interpretativas significativas para os usuários do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), impactando diretamente a rotina operacional de pessoas físicas e jurídicas sujeitas à regulação.

Neste contexto, esta Câmara tem como objetivo primordial promover a sistematização e a organização temática da legislação aplicável aos PCE, facilitando seu entendimento por meio da compilação de normas por produto, tema ou convergência normativa, com vistas a proporcionar maior segurança jurídica e eficiência no cumprimento das obrigações legais.

Diretoria Responsável

Diretor Presidente da Câmara de Legislações

Projetos em
Andamento

A APCE visando uma melhor estratégia para abarcar todos os PCE e suas diferentes demandas, decidiu trabalhar com Câmaras Setoriais e com as demandas pré-definidas, alinhadas com as necessidades da DFPC, SENASP, Indústrias e Sociedade.

A nova Diretoria da APCE, empossada para o próximo triênio (2023-2026), definiu as demandas em que estarão imbuídos neste período.

Notícias relacionadas

INFORMAÇÕES EM DESTAQUE:

DECRETO Nº 11.615 DE 21 DE JULHO DE 2023
Regulamenta a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para estabelecer regras e procedimentos relativos à aquisição, ao registro, à posse, ao porte, ao cadastro e à comercialização nacional de armas de fogo, munições e acessórios, disciplinar as atividades de caça excepcional, de caça de subsistência, de tiro desportivo e de colecionamento de armas de fogo, munições e acessórios, disciplinar o funcionamento das entidades de tiro desportivo e dispor sobre a estruturação do Sistema Nacional de Armas – Sinarm.

[shortcode-LegisBrindagem id=68]

Dúvidas frequentes

Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados.

A seção de SFPC ( Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados) é a responsável pelo controle dos produtos controlados pelo Exército.

Os PCE são classificados como: arma de fogo, arma de pressão, explosivo, menos- letal, munição, pirotécnicos, produto químico, proteção balística e outros (Anexo II do Decreto n.º 10.030, de 2019).

A classificação de um produto como controlado pelo Exército tem por premissa básica:

  1. Existência de poder de destruição;
  2. Qualquer propriedade de risco que indique a necessidade de uso restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente.

Qual é o site da DFPC?

www.dfpc.eb.mil.br

LUCIANO SIRINO DO NASCIMENTO

Diretor Presidente da Câmara de Legislações

Com mais de 28 anos de experiência nas Áreas de Defesa & Segurança, Produtos Controlados, Produtos Perigosos e Espaço, abrangendo atividades de Gestão documental, Consultoria e Treinamentos para empresas do segmento.

Colaborador ativo na implantação e na manutenção de Áreas relacionadas à Assuntos Regulatórios para Empresas pertencentes a Base Industrial de Defesa (BID); controle de configuração de Sistemas e/ou Materiais de Emprego Militar (SMEM) e de Produtos Controlados pelo Exército (PCE); especialista em elaboração e controle de documentos necessários para a Gestão de Produtos Controlados (Exército Brasileiro, Polícia Federal e Polícia Civil), Produtos de Defesa (PRODE), Bens Sensíveis regulados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Export Control.

[shortcode-LegisBrindagem id=64]