Câmara de Explosivos

O uso de explosivos é fundamental em vários setores, como a construção civil, permitindo o desenvolvimento e expansão das cidades e acessos, por meio da construção de estradas, túneis, pontes ferrovias. Ademais, na mineração o uso de explosivos é essencial no processo de lavra, além da produção de agregados para a construção civil.

Diretor Presidente da Câmara de Explosivos

Projetos em
Andamento

A APCE visando uma melhor estratégia para abarcar todos os PCE e suas diferentes demandas, decidiu trabalhar com Câmaras Setoriais e com as demandas pré-definidas, alinhadas com as necessidades da DFPC, SENASP, Indústrias e Sociedade.

A nova Diretoria da APCE, empossada para o próximo triênio (2023-2026), definiu as demandas em que estarão imbuídos neste período.

Notícias Relacionadas

INFORMAÇÕES EM DESTAQUE:

  • Urgente – Dia 15/09/23 se encerra o prazo:

A Portaria 212 está em plena vigência, inclusive é referenciada na Portaria Conjunta CEx/SENASP, n° 1, de 9 de março de 2023; 

No seu art. 10 da Portaria, estabeleceu para os fabricantes e importadores de explosivos (os quais foram escolhidos para serem os precursores), o prazo de dois anos a contar da publicação da Portaria para pesquisar, definir e implementar, mediante autorização da Administração Militar as soluções. (Este prazo vence antes de 15 de setembro de 2023);

  • Uso do Nitrato de Amônio (TGAN)

O nitrato de amônio grau técnico (TGAN), é destinado à produção de explosivos (ANFO, emulsão bombeada ou encartuchada, lama etc.) ou para processos fabris cujos produtos finais não sejam fertilizantes;

De acordo com a Portaria 147 – COLOG, em seu Art. 84, o nitrato de amônio grau técnico (TGAN), deverá ser importado, transportado e comercializado na forma embalada (BIG BAGs); a fim de possibilitar a rastreabilidade do produto e minimizar os riscos de contaminação, de degradação por ciclagem térmica ou de absorção de umidade;

Explosivos
Portaria COLOG PORTARIA Nº 147 – COLOG, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019.
Rastreamento
Portaria COLOG PORTARIA Nº 212 – COLOG/C EX, DE 15 DE SETEMBRO DE 2021
Explosivos
ITA DFPC INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/DFPC, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2020
Explosivos
ITA DFPC INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº 22/DFPC, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019

Dúvidas frequentes

Os explosivos são aquelas substâncias que se decompõem rapidamente, com expansão súbita de gases e grande liberação de energia.

Exemplos de explosivos elevados incluem ANFO (mistura de nitrato de amônio e fuelóleo), dinamite, nitroglicerina, PETN (tetranitrato de pentaeritritol), ácido pícrico e TNT (trinitrotolueno). Eles fornecem a força explosiva entregue por granadas de mão, bombas e conchas de artilharia.

Hoje, é comum acompanharmos notícias de uso dos explosivos para ações ilegais, mas eles estão mais presentes e trazem mais benefícios do que você imagina. São fundamentais para construção de estradas, túneis, pontes, ferrovias – dentre outros exemplos da construção pesada, mas principalmente para Mineração.

O blaster é o “encarregado de fogo” de um empreendimento, responsável por realizar o manuseio, arranjo, disposição e detonação de explosivos destinada ao deslocamento de matéria.

Pode ser chamado também de desmonte de produção. O objetivo é fragmentar e liberar a rocha preparando-a para a sua escavação através de pás-carregadoras, escavadoras, “draglines” ou tratores.

A definição de plano de Fogo é essencialmente o projeto fundamental que contém as informações e descrições acerca do desmonte de rochas por explosivos.
Quais são os elementos de um plano de fogo?
Os principais elementos que constituem um plano de fogo são: diâmetro do furo, afastamento, espaçamento, altura da bancada, subfuração, inclinação do furo e tampão.

ENTRE EM CONTATO

apce@apcebrasil.org