Câmara de Blindagens

A Blindagem Balística, visa proteger seus ocupantes contra disparos de revólveres, pistolas e fuzis.

O material usado para blindagem é de responsabilidade do Exército Brasileiro, e para que o procedimento seja feito, é preciso que as empresas fabricantes e blindadoras sejam certificadas por esse órgão.

A Blindagem pode ser aplicada em veículos automotores, viaturas, caminhões, carro-forte, guaritas, portas, agências bancárias.

Os materiais mais utilizados são:

  • Aramida: são aplicadas mantas de aramida (material mais resistente que o aço) em toda a extensão do veículo;
  • Aço Balístico: é colocado em pontos estratégicos como colunas e lanternas;
  • Vidros à prova de balas: lâminas com polímeros formam uma camada protetora nos vidros;

Diretoria Responsável

Diretor Presidente da Câmara de Blindagens

Projetos em
Andamento

A APCE visando uma melhor estratégia para abarcar todos os PCE e suas diferentes demandas, decidiu trabalhar com Câmaras Setoriais e com as demandas pré-definidas, alinhadas com as necessidades da DFPC, SENASP, Indústrias e Sociedade.

A nova Diretoria da APCE, empossada para o próximo triênio (2023-2026), definiu as demandas em que estarão imbuídos neste período.

Notícias relacionadas

INFORMAÇÕES EM DESTAQUE:
Números de Blindagens SICOVAB – 1º SEMESTRE 2023.

Os números abaixo representam processos concluídos (status “CONCLUÍDO”) no SICOVAB, considerando a UF da Blindadora responsável, no 1º SEMESTRE 2023 (1º JAN 23 a 30 JUN 23) As UF não mencionadas apresentaram quantidades nulas de veículos blindados.

AM Pessoa física 5 Pessoa jurídica 17 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 22
BA Pessoa física 39 Pessoa jurídica 75 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 114
CE Pessoa física 286 Pessoa jurídica 235 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 521
DF Pessoa física 7 Pessoa jurídica 3 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 10
ES Pessoa física 5 Pessoa jurídica 0 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 5
GO Pessoa física 1 Pessoa jurídica 1 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 2
MT Pessoa física 4 Pessoa jurídica 0 Concessionária 0 Estrangeiro 0OSOP 0 Total 4
MG Pessoa física 2 Pessoa jurídica 23 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 25
PR Pessoa física 19 Pessoa jurídica 36 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 55
PE Pessoa física 165 Pessoa jurídica 148 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 313
RJ Pessoa física 343 Pessoa jurídica 404 Concessionária 87 Estrangeiro 0 OSOP 0 Total 834
RS Pessoa física 123 Pessoa jurídica 96 Concessionária 0 Estrangeiro 0 OSOP 1 Total 220
SP Pessoa física 4420 Pessoa jurídica 5429 Concessionária 1354
Estrangeiro 40 OSOP 568 Total 11811

TOTAL GERAL DE BLINDAGENS 1º SEMESTRE 2023

  • Total Pessoa física 5.419
  • Pessoa jurídica 6.467
  • Concessionária 1.441
  • Estrangeiro 40
  • OSOP 569
  • Total 13936
Proteção balística Portaria COLOG PORTARIA Nº 94 – COLOG, DE 16 DE AGOSTO DE 2019. Dispõe sobre atividades com veículos automotores blindados, blindagens balísticas e Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas. Link
Proteção balística ITA DFPC INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA Nº 21 DE 17 DE OUTUBRO DE 2019. Estabelece procedimentos para utilização do Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas. Link

Dúvidas frequentes

É o processo de solicitação para acesso ao sistema de Controle de veículos Blindados e Blindagens Balísticas pelo Exército Brasileiro.

Níveis de blindagem nada mais é que uma medida do quanto o vidro pode aguentar. O nível mais utilizado no Brasil para veículos de passeio é o III-A, que deve suportar tiros de. 44 Magnum. Fora deste padrão, são autorizados apenas para as Forças de Segurança.

Vidros blindados delaminados, por exemplo, não podem ser reparados. A portaria nº 94, publicada pelo Exército em 16 de agosto de 2019, prevê no Art. 63 do capítulo V que “as blindagens balísticas inservíveis ou com avarias, inclusive delaminação, devem ser destruídas”

Na hora de escolher a blindagem ideal para seu carro, estude se os responsáveis são certificados pelo Exército Brasileiro e possuem referência. Toda empresa de blindagem deve ser homologada pelo Exército Brasileiro, e toda blindagem deve individualmente também ser autorizada pelo exército.

De acordo com especialistas no assunto, todos os veículos podem ser blindados, no entanto, há modelos em que esse revestimento não é vantajoso. Quando ocorre esse tipo de blindagem em carros não ideais, o desempenho e a estabilidade não prosperam.

Por fim, lembre-se que no Brasil é proibido blindar apenas os vidros. O processo completo e legal inclui também a blindagem da lataria. Ou seja, qualquer empresa que oferecer. “blindagem parcial” estará indo contra a lei

CLEVERSON SCARPARO

Diretor Presidente da Câmara de Blindagens

É CEO da MTX Blindados, que é lider de mercado e maior Industria Fabricante de Veículos Blindados da América Latina, tipo CARRO FORTE para Transporte de Valores, CABINES DE CAMINHÕES BLINDADAS, BAÚS BLINDADOS ANTIFURTO, SEMIRREBOQUES BLINDADOS ANTIFURTO e Projetos Especiais. Especialista em desenvolvimento de projetos, em sua linha de produção, são aplicadas inovações tecnológicas reconhecidas pelas principais montadoras do País e grandes Seguradoras.