A agenda da APCE em Brasília nesta semana foi intensa e estratégica, envolvendo diversas demandas do setor de produtos controlados.
Na Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Observatório Nacional da Indústria, identificamos uma ferramenta relevante para embasar decisões do Legislativo, do poder público, dos órgãos reguladores e da própria indústria, contribuindo para a formulação de políticas mais assertivas.
Na Associação Brasileira de Criminalística (ABC), avançamos no alinhamento de temas sensíveis relacionados à rastreabilidade e ao descarte de produtos controlados. Com o apoio de informações técnicas da polícia científica, conseguimos identificar lacunas na legislação vigente, o que nos permitirá subsidiar de forma qualificada o Senado na elaboração do Projeto de Lei de Produtos Controlados (PL de PC).
No Senado Federal, no gabinete da liderança dos Republicanos, atuamos como assessores técnicos do Senador Hamilton Mourão. Passamos o dia analisando o texto mais recente do PL de Produtos Controlados – PC, propondo melhorias e ajustes essenciais para seu aprimoramento.
No Comando do Exército (QGEx), visitamos o Comando Logístico -COLOG e a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados – DFPC para revisar demandas pendentes, alinhar estratégias com a equipe atual e fortalecer a articulação institucional, com foco em ações coordenadas e eficazes.
Durante a visita à DFPC, realizamos nossa primeira reunião formal com o novo Diretor, General Gusmão. Reafirmamos o compromisso mútuo com as indústrias e usuários do SISFPC, destacando a importância da orientação técnica e do incentivo às boas práticas no setor.